A Educação dos médiuns
Terminando este pequeno estudo sobre os diferentes aspectos que se apresentam as faculdades mediúnicas em geral e antes de iniciarmos a próxima etapa que será o desenvolvimento mediúnico, falemos alguma coisa sobre os médiuns e sua tarefa espiritual.
Em geral é muito descuidada a educação dos médiuns e ainda não se chegou ao espiritismo a um conhecimento seguro e esclarecido a esse respeito. Não basta que se mandem médiuns assistir sessões ou ler livros de doutrina, nem sempre o ambiente terá a pureza fluídica que necessitam e a leitura nem sempre lhes oferecerá os esclarecimentos indispensáveis e objetivos que lhes sirvam de norma prática de conduta pessoal. Os médiuns precisam de orientação, pois todo discípulo necessita de um mestre.
É preciso, portanto que encontrem ambientes verdadeiramente espiritualizados, onde, imperem as forças do bem e onde as más, quando se apresentarem possam ser dominadas, onde o dirigente elabore e execute um programa de trabalho em conjunto com entidades espirituais de hierarquia elevada.
Sem espiritualidade não se consegue isto, sem evangelho não se consegue espiritualidade e sem o propósito firme e perseverança de reforma moral, não se realiza o Evangelho.